Obras do Museu da Imagem e do Som do RJ projetado por Diller Scofidio + Renfro seguem paradas

O fotógrafo de arquitetura Paul Clemence compartilhou conosco uma série de imagens mostrando a construção incompleta do Museu da Imagem e do Som (MIS) do Rio de Janeiro, projetado por Diller Scofidio + Renfro. O projeto começou a ser construído em 2014, mas foi totalmente suspenso em 2016. Intocado desde então, um anúncio recente do governador Cláudio Castro prometeu a retomada das obras, com previsão de inauguração ao público no início de 2023.

Obras do Museu da Imagem e do Som do RJ projetado por Diller Scofidio + Renfro seguem paradas - Imagem 2 de 24Obras do Museu da Imagem e do Som do RJ projetado por Diller Scofidio + Renfro seguem paradas - Imagem 3 de 24Obras do Museu da Imagem e do Som do RJ projetado por Diller Scofidio + Renfro seguem paradas - Imagem 4 de 24Obras do Museu da Imagem e do Som do RJ projetado por Diller Scofidio + Renfro seguem paradas - Imagem 5 de 24Obras do Museu da Imagem e do Som do RJ projetado por Diller Scofidio + Renfro seguem paradas - Mais Imagens+ 19

Segundo descrição dos arquitetos, a nova sede do MIS será um espaço para a identidade carioca: “O projeto propõe um edifício que, em representação gráfica, é uma reprodução da famosa calçada do bairro, dobrada e transformada em avenida vertical: um diálogo com a paisagem que democratiza a vista da praia e surge como um novo ícone arquitetônico para a cidade. A ideia é que o museu se transforme em um novo ponto de encontro de cariocas e turistas, brasileiros e estrangeiros."

Obras do Museu da Imagem e do Som do RJ projetado por Diller Scofidio + Renfro seguem paradas - Imagem 15 de 24
© Paul Clemence

Com 70% da obra concluída, o museu já recebeu R$ 79 milhões de recursos públicos e R$ 118 milhões arrecadados da iniciativa privada. As duas primeiras fases incluíram a demolição do antigo edifício existente no lote e a construção da fundação e estrutura do museu; a última fase envolveu os projetos complementares e a aplicação dos revestimentos. 

Obras do Museu da Imagem e do Som do RJ projetado por Diller Scofidio + Renfro seguem paradas - Imagem 19 de 24
© Paul Clemence

O escritório americano Diller Scofidio + Renfro foi escolhido para liderar o projeto em 2009, após vencer um concurso que envolveu a participação de sete importantes escritórios de arquitetura do Brasil e do mundo. A programação inclui salas de exposições de longa e curta duração, instalações de pesquisa, salas administrativas e educacionais, teatro/cinema com 280 lugares, cafetaria, restaurante panorâmico e um bar.

Obras do Museu da Imagem e do Som do RJ projetado por Diller Scofidio + Renfro seguem paradas - Imagem 10 de 24
© Paul Clemence
Obras do Museu da Imagem e do Som do RJ projetado por Diller Scofidio + Renfro seguem paradas - Imagem 11 de 24
© Paul Clemence
Obras do Museu da Imagem e do Som do RJ projetado por Diller Scofidio + Renfro seguem paradas - Imagem 20 de 24
© Paul Clemence
Obras do Museu da Imagem e do Som do RJ projetado por Diller Scofidio + Renfro seguem paradas - Imagem 14 de 24
© Paul Clemence
Obras do Museu da Imagem e do Som do RJ projetado por Diller Scofidio + Renfro seguem paradas - Imagem 7 de 24
© Paul Clemence
Obras do Museu da Imagem e do Som do RJ projetado por Diller Scofidio + Renfro seguem paradas - Imagem 18 de 24
© Paul Clemence
Obras do Museu da Imagem e do Som do RJ projetado por Diller Scofidio + Renfro seguem paradas - Imagem 24 de 24
© Paul Clemence

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Obras do Museu da Imagem e do Som do RJ projetado por Diller Scofidio + Renfro seguem paradas" [ Paul Clemence Releases Images of Diller Scofidio + Renfro's Discontinued Museum of Image and Sound ] 28 Ago 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/966516/obras-do-museu-da-imagem-e-do-som-do-rj-projetado-por-diller-scofidio-plus-renfro-seguem-paradas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.